Caos continua no CDP DE Macau: presos algemados no Corredor, cadê a SEJUC?


Numa ação civil pública de nº 44290/2012.8.200105 movida pelo ministério público da cidade de Macau, o Juiz de direito da vara civil determinou a interdição do centro de detenção provisório CDP/ Macau/RN proibindo o recebimento de qualquer tipo de preso.

Em consequência desse ato, a Delegacia de Policia Civil de Macau foi obrigada a transformar o corredor da Delegacia em um mine presidio fato de extrema ilegalidade.

As pessoas que estão recolhidas no corredor estão expostas algemadas sentadas no chão recebendo um tratamento desumano.

O fato já foi levado ao conhecimento do poder Judiciário do Ministério Público que inclusive verificou o fato  inloco.


A presença dos presos no corredor vem causando um imenso prejuízo às atividades da delegacia além de colocar em risco a vida das pessoas que procuram os serviços da mesma.

A responsabilidade pela custodia de presos não é da Policia Civil ou da Policia Militar e sim de Agentes Penitenciários ligados a SEJUC, que desde o inicio da interdição do CDP de Macau as pessoas que estão sendo presas em flagrante por mandado de prisão estão sendo humilhadas ferindo de forma gritante a dignidade da pessoa humana.

Hoje pela manhã, o blog flagrou várias pessoas em frente ao CDP indignados com a situação, os familiares dos presos permanecem na frente da delegacia revoltados e pedindo providências por parte da justiça.

Rosângela, tem uma irmã presa no CDP, ela conversou com a reportagem, segundo ela, é um sofrimento o que sua irmã vem passado no corredor da delegacia, “fico impressionada com esta atitude da justiça, o promotor já veio aqui e nada foi feito”, disse a Dona de casa.

Já Dona Rosa tem um irmão preso, ela disse que “a situação está de fazer dó, é humilhante, lamento por ver meu irmão no corredor da delegacia, mas eu confio em Deus que a situação da delegacia será resolvida”, Finalizou.

NOTA DO BLOG: A situação do CDP de Macau é lamentável, estar um verdadeiro caos, presos se amontoam  no corredor em um pequeno espaço, esta situação está ocorrendo também na delegacia de Guamaré, a 32km de Macau.

O CDP de Macau e a delegacia de Guamaré, estão impossibilitados de receber presos em suas dependências físicas, e quem mais sofre com a decisão é a própria população com a insegurança, pois, apesar da Polícia Civil e Militar está desenvolvendo um trabalho de alto reconhecimento, os policiais ficam desestimulados e impotentes, sem saber na verdade o que fazer para manter a moralização do serviço em resposta à criminalidade e manter estável a segurança pública no município.

Os infratores envolvidos na prática delituosa na cidade, quando autuados em flagrante ou não, em sua maioria ficam amontoados no corredor, esperando ordem judicial. Devido à crise no sistema, acontece muitas vezes o contrário do que esperamos, são soltos, saindo pela porta da frente.

Por Josivan Dantas(Guamaré em Dia) 

www.jotalourenco.com.br

email do blog. jlourencomacau@gmail.com tel 9934 3738

Nenhum comentário